Ligue: (48)8827-3247

PERSONAL TRAINER

PERSONAL TRAINER Ligue:

Ligue: (48)8827-3247

PERSONAL TRAINER

PERSONAL TRAINER FLORIANOPOLIS Titulo da Imagem

CONTATO (48)8827-3247

Nome

E-mail *

Mensagem *

AQUECIMENTO

.
Confira porque o aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, e porque é indispensável executá-lo antes de praticar qualquer atividade física.








Aquecimento 


O aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável executá-lo antes de praticar qualquer atividade física.

O assunto é tão importante, que recorremos a um de nossos profissionais da área para que nos informasse a respeito do aquecimento que tem como principal objetivo preparar o organismo para a atividade.
O aquecimento ajuda o executante a preparar-se fisiológica e psicologicamente para um evento e pode reduzir as chances de lesão articular e muscular. Em um estudo realizado, eram necessários maiores forças e aumentos no comprimento muscular para lesar um músculo “aquecido”, em comparação com um músculo na condição “fria”. O processo de aquecimento alonga (estira) a unidade músculo-tendinosa e, portanto, permite possivelmente alcançar um maior comprimento e menos tensão quando uma determinada carga externa é aplicada na unidade músculo-tendinosa.
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico.
O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo. Esse tipo de aquecimento tem o objetivo de obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho.
Já o aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte que será feito em seguida. O aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral. Esse tipo de aquecimento e importante pois há um redirecionamento sanguíneo para as regiões que serão trabalhadas, tornando-as mais irrigadas e supridas de oxigênio.
Realizaram-se poucos estudos acerca do efeito ergogênico (que produz ou intensifica o trabalho) do aquecimento, porém é provável que o mesmo seja benéfico. Por causa dos poderosos benefícios psicológicos e possivelmente fisiológicos do aquecimento, seja ele passivo (massagem, aplicações de calor e diatermia), geral (calistenia, trote) ou específico (realização dos movimentos reais), os profissionais da área recomendam que esses procedimentos sejam continuados. Até haver evidência substancial capaz de justificar sua eliminação, um breve aquecimento constitui certamente uma forma confortável para prosseguir com um exercício mais vigoroso.

Benefícios Psicológicos

Os competidores de todos os níveis acham importantíssimo que a realização de alguma atividade prévia, relacionada às habilidades, os prepara mentalmente para suas provas, permitindo que sua concentração esteja focalizada claramente no desempenho que se aproxima. Alguma evidência apóia a opinião que um aquecimento específico relacionado à própria atividade aprimora a destreza e a coordenação necessárias. Conseqüentemente, os desportos que exigem exatidão, sincronia, e movimentos precisos em geral se beneficiam de algum tipo de prática preliminar específica e “formal”.
Existe também a noção de que o exercício prévio antes de um esforço extenuante prepara gradualmente a pessoa para dar “tudo” sem temor de sofrer uma lesão. É difícil, ou até impossível, que um indivíduo possa exercitar-se com esforço máximo sem qualquer aquecimento se ele ou ela acredita que o aquecimento seja mesmo importante.

Benefícios Fisiológicos

Em bases puramente fisiológicas, existem cinco mecanismos possíveis pelos quais o aquecimento poderia aprimorar o desempenho físico e a capacidade de realizar exercícios como resultado dos aumentos subseqüentes no fluxo sangüíneo e nas temperaturas musculares e central:
- Maior velocidade de contração e relaxamento dos músculos.
- Maior economia de movimento, por causa da menor resistência viscosa dentro dos músculos ativos.
- Fornecimento facilitado de oxigênio pelos músculos, pois a hemoglobina libera oxigênio mais prontamente nas temperaturas altas.
- Transmissão neural e metabolismo muscular facilitados, como resultado do efeito direto que a temperatura exerce sobre a aceleração no ritmo dos processos corporais; um aquecimento específico pode facilitar também o recrutamento das unidades motoras necessárias para a realização da atividade física.
- Maior fluxo sangüíneo através dos tecidos ativos à medida que o leito vascular local se dilata com os níveis mais altos de metabolismo e de temperatura muscular.
O aquecimento deve ser gradual e suficiente para aumentar a temperatura muscular e central, sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energias. Porém, leve em conta, que essa consideração é altamente individualizada.
Para tirar proveito dos possíveis benefícios da maior temperatura corporal, o indivíduo deveria iniciar o evento ou atividade real dentro de alguns minutos após o término do aquecimento. Neste, os músculos específicos devem ser utilizados de forma a similar a atividade antecipada e a produzir toda a amplitude de movimento articular.
Quanto a duração, depende dos seguintes fatores: horário, temperatura ambiente, condições climáticas, idade, grau de treinamento do atleta ou praticante, capacidade física objetivada, etc..., de maneira geral sua duração varia de 15 a 30 minutos. Para um treinamento de Hipertrofia, 15 minutos são suficientes para o aquecimento geral. Deve-se reservar a primeira série de cada exercício para a realização do aquecimento específico. Esta deve ser realizada com uma carga equivalente à 25 % da utilizada para o treinamento com o objetivo de aquecer o músculo a ser treinado e suas respectivas articulações. Essa série não deve ser contada.
Insta esclarecer, ainda, que assim como é indispensável o aquecimento antes de uma atividade a ”volta a calma” após o esforço também deve ser considerada, e esta tem como objetivos: facilitar a descontração e recuperação do músculo, redução progressiva da atividade orgânica, facilitar a eliminação dos produtos residuais indesejáveis resultantes da atividade muscular, favorece o retorno à calma mental.
Assim sendo, para um bom desempenho de qualquer atividade física é primordial um aquecimento prévio acompanhado de um bom profissional de Educação Física, que lhe orientará para que erros e excessos não sejam cometidos.
Então não se esqueça o aquecimento é tão essencial e benéfico para quem faz exercícios, que é indispensável executá-lo antes de praticar qualquer atividade física.