O que comer antes de dormir?
“No período noturno nosso metabolismo é mais lento. Portanto, ao ingerirmos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, a digestão fica ainda mais lenta”
Se você quer ir para a cama com a certeza de que não vai ganhar uns quilinhos a mais e vai acordar bem no dia seguinte, com a maior disposição, não entre na onda de abolir os carboidratos a noite!!!
Carboidratos contribuem para a produção de serotonina (hormônio relacionado ao prazer/bem estar), que combate a ansiedade e a insônia, bem como da melatonina, hormônio que favorece um sono tranqüilo.
Para uma boa refeição antes de dormir, o mais indicado é comer pelo menos duas horas antes de ir para cama. Dê preferência a pratos mais leves, substitua uma refeição completa por sopas, saladas e até lanches.
Ao preparar suas sopas enriqueça suas ela com legumes, verduras e carnes magras.
É importante destacar também que a insônia aumenta o estresse, a pressão arterial, enfraquece o sistema imunológico, nos deixando mais suscetíveis a doenças oportunistas. A tireóide (glândula localizada no pescoço) também pode ser prejudicada durante a secreção de seus hormônios, pois ela é regulada pela mesma região cerebral que é mobilizada por causa do estresse.
Na sua última grande refeição, carboidratos como massas ou batatas podem muito bem compor ela. E esqueça de vez esse mito de que carboidratos a noite prejudicam a sua silhueta.
O que deve acontecer no período noturno é evitar exageros, principalmente alimentos ricos em gorduras, uma vez que os excessos obviamente causarão um tremendo desconforto abdominal, impedindo que qualquer pessoa consiga dormir devido a dificuldade da digestão.
Cada grama de carboidrato sempre fornecerá 4 calorias, nem mais nem menos, não importa se ingerido de manhã, de tarde ou de noite. Não restam dúvidas que para emagrecer é necessário controlar muito bem a ingestão calórica.
Comer muito na parte da noite, independente do nutriente que prevaleça na sua refeição, seja carboidrato ou não, definitivamente impede que qualquer pessoa tenha um sono tranqüilo, uma vez que. à noite nosso metabolismo desacelera, assim como o corpo todo, os batimentos cardíacos, o ritmo da respiração e a digestão fica mais lenta.
Então, se de repente surgiu aquele desejo a noite de comer uma bela macarronada, ceda à tentação, mas sem exageros.
E, lembre-se, jante cerca de três ou quatro horas antes de se deitar para dormir. Pois nesse período o organismo tem tempo de realizar a digestão, fazendo com que o estômago não fique tão pesado a ponto de atrapalhar o sono.
Carboidratos favorecem o sono mas, como liberam glicose rapidamente, é bom controlar o consumo.
Alimentos com alto índice glicêmico (carboidrato simples), são os que mais aceleram a produção de neurotransmissores bons de briga contra a insônia. Batata e macarrão são exemplos desse grupo. Embora sejam bem-vindos no jantar, devem ser ingeridos sem exageros.
Ao longo do dia prefira pratos de baixo índice glicêmico, caso do feijão, da batata-doce e dos cereais integrais. É que eles regulam a glicemia (quantidade de açúcar circulando no sangue) e afastam danos como diabete do tipo 2.
Para facilitar a sua vida e a sua dieta sugerimos na tabela abaixo variados exemplos de alimentos de baixo, moderado e alto índice glicêmico para que você possa variar sua alimentação e não enjoe da dieta.
Alimentos de alto índice glicêmico (> 85)
Alimentos de moderado índice glicêmico (60-85)
Alimentos de baixo índice glicêmico (< 60)

E você...também era um daqueles que acreditavam que ingerir carboidrato a noite engorda? Provavelmente sua resposta é SIM! Mas não se espante, você e 90% da população acreditavam nessa história, que por serem leigas no assunto não sabem comer.
E sabendo disso, resolvemos acabar com o seu problema: Vale frisar a “sentença” dita pelos profissionais da área : “NÓS SOMOS AQUILO QUE COMEMOS”.
E lembre-se: Não faça dieta sem o devido acompanhamento de um bom nutricionista. Alimentação correta e balanceada é VIDA!