Programa de Qualidade de vida
- A mudança no estilo de vida adotando hábitos saudáveis visa a prevenção e controle de doenças; redução dos níveis de sedentarismo o que favorece o aparecimento de dores.
Esse programa é voltado às pessoas que buscam praticar exerícios gerais para manutenção da saúde.
* Componentes da aptidão física:
* Composição corporal;
* Força e endurance musular;
* Flexibilidade;
* Aptidão cardiorespiratória.
Trabalha-se os exercícios aeróbicos, de força e alongamento.
Hipertrofia
- Objetivo principal deste programa é o crescimento do tecido muscular. O método mais eficiente a ser utlizado é a conhecida musculação.
São aplicados métodos de fisiculturismo e treinamento desportivo, onde é muito importante treinar para chegar ao número máximo de repetições dentro de um determinado conjunto de exercícios.
O diferencial é a utilização de programas de periodização não-linear, um novo método que possibilita a adaptação dos dias de treinamento às necessidades fundamentais do praticante. Neste método existe uma variação constante das cargas e do número de repetições. Se um número mais baixo é usado, a carga deve ser aumentada, e vice-versa.
Emagrecimento
Já ficou bem estabelecido que o excesso de gordura corporal desencadeia doenças como a hipertensão, diabetes tipo 2 e hiperlipidemia, além de poder trazer uma auto-imagem desfavorável.
O programa voltado ao emagrecimento foca principalmente na elevação do dispêndio calórico através de exercícios aeróbicos /circuito... associado a um acompanhamento nutricional.
A musculação também deve fazer parte do programa por ser comprovadamente responsável pelo aumento do metabolismo, o que proporciona aumento do gasto calórico diário.
Condicionamento aeróbico
Programa voltado às pessoas que buscam praticar exercícios aeróbicos para melhoria do condicionamento cardiorrespiratório ou emagrecimento. Conta com a segurança que um profissional pode proporcionar no controle do exercício, diminuindo os riscos associados à prática de atividades com intensidade excessiva.
Uma das variáveis mais importantes a controlar nesse aspecto é a frequencia cardíaca. Trabalhar dentro da zona ideal de frequência cardíaca, de acordo com o objetivo, proporciona melhores resultados por estimular o corpo na intensidade adequada, nem forte demais e nem débil.