Confira as Dicas sobre Alongamento
Alongamento
É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
Para se fazer o alongamento de forma correta, os músculos deverão ser alongados de forma lenta e calma, respirando suavemente. Não tente prender a respiração porque isso não vai deixar você relaxar e obter o máximo do seu alongamento. É bom manter a posição por cerca de 10 a 15 segundos, permanecendo sempre numa boa postura e próximo ao seu limite.
Não caia na asneira de alongar até sentir dor, o que deverá sentir é no máximo um leve desconforto. Se durante o alongamento a tensão crescer ou se você sentir dor, seu corpo está tentando mostrar-lhe que há algo errado, que há algum problema. Se isto acontecer, ceda um pouco até “sentir” que o alongamento está certo.
Os benefícios proporcionados pelo alongamento. São eles:
- Redução das tensões musculares;
- Induz o corpo ao relaxamento;
- Prevenção de lesões (distensões musculares e entorses);
- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Aumento do arco de maleabilidade;
- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
- Melhora da postura e do esquema corporal;
- Ativação da circulação;
- Redução da ansiedade, do estresse e da fadiga;
- Redução de dores;
O alongamento deverá ser feito no início do treino, para esticar a musculatura deixando o corpo aquecido para o exercício. Mas é preciso repetir a dose desses movimentos no final da atividade, principalmente para preparar o corpo para volta a calma. Nessa hora a maioria das pessoas tentam fugir, o que é lamentável.
Deixar de fazer o alongamento pós treino gerará um aumento na compressão dos tendões e a diminuição da mobilidade para realização dos exercícios.
São os alongamentos finais que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se no pós treino você elimina o ácido lático evitando dores musculares.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade.
Um exemplo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Durante um tempo, após a retirada do gesso, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Dependendo do tempo de imobilização muitos precisam até recorrer a fisioterapia.
Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida e a musculação, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Em ambos os casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares.
Não restam dúvidas, que a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o surgimento de lesões musculares.
Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É agradável fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais. Por isso é de suma importancia o acompanhamento de um bom profissional.
Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.
Vale ressaltar, que quanto mais você alongar ao longo do dia, mais flexíveis os seus músculos vão ficar, e mais fácil vai ser manter a sua flexibilidade.
Além do mais, os alongamentos podem ser realizados a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, náo só antes e depois de praticar atividade física. Alongue toda vez que tiver vontade! Esteja você no trabalho, no engarrafamento, assistindo TV, mas alongue!
E lembre-se: Fazer alongamentos não é competir. Não há necessidade de comparar-se com os outros, pois todos são diferentes. E ainda, a cada dia estamos diferentes, em termos de flexibilidade. Faça alongamentos confortavelmente, dentro de seus limites, e começará a sentir o fluxo de energia e vigor que decorre de alongamentos feitos adequadamente.
Não se esqueça os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio.
